Tratamento da perda de urina em mulheres
A perda de urina em mulheres, ou incontinência urinária feminina em termos técnicos, é caracterizada pelo vazamento involuntário de urina em menor ou maior quantidade. O tipo mais comum ocorre durante a realização de algum esforço físico, tosse ou espirro: é a chamada incontinência urinária de esforço.
Antes, o tratamento cirúrgico era complicado e feito através de um corte no abdome para suspender a bexiga. Em 2001, um urologista francês chamado Delorme introduziu o SLING VAGINAL para tratamento da incontinência urinária, método que temos disponibilizado aos nossos pacientes e que é o hoje o melhor tratamento disponível na literatura médica. Nesta cirurgia pouca invasiva, fazemos apenas uma incisão no interior da vagina, de cerca de 2.0-2.5 cm, para colocar uma tela em baixo do canal da urina para evitar a perda de urina.
A incontinência urinária de esforço pode prejudicar muito a vida da mulher à medida que ela se sente insegura durante atividades que podem desencadear a perda de urina que molha as roupas e causa embaraço social. Isto pode ocorrer durante a prática de exercícios físicos, aulas de dança, corrida ou mesmo atividades corriqueiras como levantar-se de uma cadeira ou subir escadas.
A paciente em geral opera de manhã cedo e recebe alta no fim da tarde, no mesmo dia da cirurgia.