HoLEP em Manaus: enucleação prostática com Holmium Laser

A hiperplasia prostática benigna (HPB) afeta mais da metade da população masculina com mais de 60 anos. Pode ser assintomática em muitos homens, mas frequentemente causa dificuldade para urinar e impacta negativamente a qualidade de vida. Em Manaus, desde o final de 2024, temos disponibilizado aos nossos pacientes o HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate), um procedimento minimamente invasivo para o tratamento cirúrgico da próstata aumentada.
O que dizem as diretrizes médicas sobre HoLEP?
As principais associações urológicas internacionais ( American Urological Associatione European Association of Urology), reconhecem o HoLEP como uma opção de tratamento para a HPB. Logo, o Holep não é um tratamento experimental. As diretrizes apresentam consenso sobre alguns pontos:
- Eficaz para próstatas de diferentes tamanhos: tanto para próstatas pequenas quanto para próstatas volumosas (acima de 80g), onde tradicionalmente apenas a cirurgia aberta era realizada.
- Suportado por evidências científicas sólidas: o HoLEP possui nível de evidência Grau B, indicando que existem estudos clínicos consistentes demonstrando sua eficácia e segurança.
- Indicado para pacientes com maior risco de sangramento: recomendado para homens em uso de anticoagulantes ou com distúrbios de coagulação, devido ao excelente controle hemostático proporcionado pelo laser de Holmium.
A Sociedade Brasileira de Urologia, também reconhece o HoLEP como uma opção terapêutica eficaz, especialmente para próstatas volumosas.
O que é HoLEP e como funciona?
O HoLEP é um procedimento minimamente invasivo que utiliza um laser para remover o tecido prostático que obstrui o fluxo urinário. A técnica permite a enucleação, ou seja, a remoção completa do núcleo da próstata que limita o fluxo de urina, sem necessidade de incisões externas, pois a cirurgia é realizada por dentro do canal da urina. O tecido removido é posteriormente fragmentado e retirado, permitindo análise patológica.
Diferentemente de outras técnicas que apenas vaporizam ou removem parcialmente o tecido prostático, o HoLEP possibilita a remoção completa da zona de transição da próstata, oferecendo resultados mais duradouros e menor risco de recorrência dos sintomas.
HoLEP versus tratamentos tradicionais
O HoLEP apresenta vantagens significativas em comparação com a ressecção transuretral da próstata (RTUP) convencional e a prostatectomia aberta:
- Menor sangramento intra operatório
- Menor tempo de cateterização: o tempo médio de uso de sonda vesical é de apenas 24 horas.
- Menor tempo de hospitalização: quase sempre apenas 1 dia.
- Taxas menores de re-operação a longo prazo: taxas de re-intervenção inferiores na comparação com a ressecção endoscópica de próstata convencional.
Casos específicos onde o HoLEP é indicado
O HoLEP é indicado principalmente em determinadas situações clínicas:
- Pacientes em uso de anticoagulantes devido ao menor risco de sangramento.
- Próstatas volumosas (> 80g - até 120g): historicamente, próstatas grandes eram tratadas com cirurgia aberta. O HoLEP permite abordagem minimamente invasiva nestes casos.
- Pacientes com retenção urinária crônica: a enucleação completa proporciona desobstrução mais eficaz.
- Homens com função vesical comprometida: quando o paciente possui a bexiga fraca, é necessária uma desobstrução mais completa.
- Casos de falha em tratamentos anteriores: para pacientes que realizaram outros procedimentos sem sucesso duradouro.
Quando fazer o Holep e quando fazer a cirurgia robótica para HPB?
Tradicionalmente, a cirurgia por dentro do canal da urina era realizada para próstatas de até 80 gramas. Próstatas maiores eram tratadas com cirurgia pelo abdome.
O Holep permitiu a realização da cirurgia por dentro do canal da urina mesmo para próstatas com mais de 80g, mas o limite de peso em que é seguro fazer o Holep não está bem definido. Para os meus pacientes, tenho indicado Holep para próstatas de até 120 gramas. Na minha opinião, quando a próstata é maior do que isso, a cirurgia do Holep alonga-se demais e este tempo excessivo de aparelho dentro da uretra pode gerar um estreitamento uretral. Portanto, para estas próstatas muito grandes, costumo indicar a Prostatectomia Simples Robótica.
HoLEP em Manaus: como ter acesso ao tratamento?
A tecnologia HoLEP está disponível aos nossos pacientes de Manaus desde o final de 2024. Como Urologista especializado, tenho oferecido o método aos meus pacientes deste então. O principal limitante tem sido o custo adicional da fibra laser, que é descartável e não coberta pelos seguros de saúde. Mesmo assim, a relação custo-benefício é favorável para muitos homens considerando os benefícios do Holep.
No entanto, para um caso-padrão de hiperplasia prostática, a ressecção endoscópica de próstata ou o GreenLight façam mais sentido para muitos pacientes, por serem boas opções terapêuticas com cobertura completa pelo plano de saúde
O que esperar durante todo o processo: da avaliação ao acompanhamento pós-operatório
Avaliação pré-operatória
A avaliação inclui exames como:
- Questionários de sintomas (IPSS - International Prostate Symptom Score).
- Urofluxometria para avaliar a força do jato urinário,
- Ultrassonografia ou ressonância magnética de próstata para medir o volume prostático e residual pós-miccional.
- PSA sérico para avaliação de risco de câncer de próstata.
O procedimento
O HoLEP é realizado sob raquianestesia com sedação. A técnica envolve:
- Introdução do aparelho pela uretra (sem incisões externas).
- Utilização do laser de Holmium para separar o tecido prostático hiperplásico da cápsula.
- Libertação do tecido para dentro da bexiga.
- Fragmentação (morcelação) e remoção do tecido.
- Inserção de um cateter vesical temporário.
A duração típica é de 45-120 minutos, dependendo do tamanho da próstata.
Recuperação pós-operatória
Após o procedimento, o paciente pode esperar:
- Internação de 1-2 dias.
- Ficar com uma sonda na bexiga por 24 horas.
- Desconforto urinário temporário, urgência para urinar e ardência.
- Incontinência urinária transitória em alguns casos.
- Retorno às atividades leves em 1 semana.
- Recuperação completa em 4 semanas.
Quando necessário, para otimizar a recuperação da continência, recomendamos protocolo de exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, com fisioterapeuta especializado.
Entre em contato com nossa assistente dedicada a procedimentos urológicos
Se você sofre com sintomas urinários causados pelo aumento da próstata e deseja saber se o HoLEP é uma boa opção para você, entre em contato com nossa assistente dedicada a procedimentos urológicos. Avaliaremos seu caso individualmente considerando fatores como tamanho da próstata, sintomas, comorbidades, medicações em uso e preferências pessoais para determinar a melhor opção de tratamento para você.
Confira mais artigos
Entre em contato com
Dr. Pedro Cabral
Tecnologia avançada e expertise em urologia à sua disposição.
Entre em contato para agendar sua consulta ou procedimento.
Telefone
Ligue para agendar consultas ou para informações sobre biópsias e cirurgias.
Endereço
Visite-nos para um atendimento especializado em um ambiente moderno e acolhedor.