Uro-oncologista Manaus - Dr. Pedro Henrique - Urologia

Câncer de próstata: a importância do diagnóstico precoce

Como urologista especializado em câncer de próstata, tenho visto de perto o impacto positivo do diagnóstico precoce no tratamento dos meus pacientes. O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, e quando detectado cedo, as chances de cura são altas pois a doença ainda está confinada na próstata. 

Exames de rotina: como eles podem diagnosticar um câncer de próstata?

O rastreamento regular do câncer de próstata é fundamental para a detecção precoce. Os dois principais exames utilizados são o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal.

O exame de PSA é um simples exame de sangue que mede os níveis de uma proteína produzida pela próstata. Níveis elevados podem indicar a presença de câncer, embora outras condições como prostatite ou crescimento benigno da próstata também possam aumentar o PSA. 

Atualmente, solicito também o Prostate Health Index (PHI) score para os meus pacientes. Este teste é um aprimoramento do PSA simples e nos auxilia a entender se o aumento do PSA é por doença benigna ou por câncer de próstata.

Já o toque retal, apesar do receio de muitos pacientes, é um exame rápido e indolor que avalia o tamanho, a consistência e a presença de nódulos na próstata.

Por fim, a ressonância magnética é atualmente o melhor exame de imagem para avaliar um paciente com elevação de PSA. Ela oferece imagens detalhadas da próstata, permitindo identificar áreas suspeitas para câncer com boa precisão. Quando existe uma área suspeita, então está indicada uma biópsia de próstata para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata. A ressonância sozinha não confirma o diagnóstico de câncer de próstata.

Novas tecnologias em diagnóstico

O campo do diagnóstico do câncer de próstata está em constante evolução. Algumas das inovações mais promissoras incluem:

  • Biópsia transperineal com fusão de imagens: um procedimento minimamente invasivo que combina imagens de ressonância magnética com ultrassom em tempo real
  • Biomarcadores urinários e sanguíneos: testes que podem detectar a presença de moléculas específicas associadas ao câncer de próstata

Fatores de risco e grupos prioritários

Entender os fatores de risco é importante para determinar quem deve priorizar o rastreamento do câncer de próstata. Idade, histórico familiar e etnia são os principais fatores a serem considerados.

Homens com mais de 50 anos, afrodescendentes e aqueles com parentes de primeiro grau que tiveram câncer de próstata estão em maior risco. Para esses grupos, recomendo iniciar o rastreamento mais cedo, geralmente a partir dos 45 anos ou mesmo antes..

Benefícios do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce do câncer de próstata traz inúmeros benefícios:

  1. Maior chance de cura: quando detectado em estágios iniciais, cerca de 90% dos pacientes ficam curados da doença.
  2. Tratamentos menos agressivos: a detecção precoce permite opções de tratamento menos invasivas.
  3. Melhor qualidade de vida: intervenções precoces geralmente resultam em menos efeitos colaterais e uma recuperação mais rápida.
  4. Redução de custos: o tratamento de cânceres em estágios avançados é geralmente mais caro e complexo, por incluir mais de um tipo de tratamento.
  5. Tranquilidade emocional: saber que você está cuidando proativamente da sua saúde traz paz de espírito.

Desmistificando o diagnóstico

Muitos homens evitam os exames de próstata por medo ou vergonha. É importante desmistificar esse processo. Os exames são rápidos, na maioria das vezes indolores, e podem literalmente salvar vidas.

A importância de agir agora

O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem altas chances de cura. Não deixe que o medo ou a desinformação o impeçam de cuidar da sua saúde. Está na hora de priorizar sua saúde? Entre em contato com nossa assistente dedicada a biópsias e cirurgias para agendar sua avaliação. Juntos, podemos garantir que você esteja no caminho certo para uma vida longa e saudável.