A prostatectomia robótica preserva a função erétil?

escrito por
Dr. Pedro Henrique Cabral
2/7/2025 12:18 AM
Leia em
5 min
Compartilhe esse artigo

A prostatectomia robótica é a técnica cirúrgica com os melhores resultados quanto à preservação da ereção masculina. A maioria dos pacientes ficam potentes após a cirurgia, mas é necessário alinhar as expectativas, pois a disfunção erétil é o principal efeito adverso de uma prostatectomia para tratamento do câncer de próstata. Há uma parcela de homens que não recupera a ereção.

Fatores que influenciam a preservação da ereção

A recuperação da função erétil após a cirurgia depende de diversos fatores individuais, como :

  • A idade desempenha papel fundamental: homens mais jovens apresentam maior capacidade de regeneração nervosa e vascular, além de nervos e vasos sanguíneos mais saudáveis antes da cirurgia.
  • A qualidade da ereção antes da cirurgia também influencia os resultados pós-operatórios.
  • Doenças concomitantes como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.
  • O tamanho e a agressividade do tumor influenciam diretamente a possibilidade de preservação dos nervos responsáveis pela ereção.

Por que a cirurgia robótica oferece melhores resultados funcionais?

A tecnologia robótica proporciona maior preservação dos nervos da ereção pois:

  • A melhor qualidade de imagem superior permite ao cirurgião ver melhor as estruturas anatômicas.
  • As pinças robóticas oferecem aaior precisão na dissecção do feixe neurovascular.
  • Redução significativa do trauma tecidual durante o procedimento cirúrgico.

Como os nervos da ereção são preservados durante a cirurgia?

Os feixes neurovasculares responsáveis pela ereção localizam-se póstero-lateralmente à próstata. Durante a prostatectomia robótica, utilizamos técnicas específicas para identificar e preservar estas estruturas delicadas. Durante esta preservação, os nervos da ereção são cuidadosamente separados do tecido prostático canceroso. Isso é possível devido à visão tridimensional ampliada, que permite distinguir os planos de dissecção corretos, os movimentos das pinças robóticas com sete graus de liberdade, superando a capacidade do punho humano.

Qual é a chance real de preservação da ereção após a cirurgia?

Sempre digo aos meus pacientes que este é um número difícil de ser estimado por diversos motivos. Primeiramente, porque a ereção não depende apenas de fatores físicos, mas também do emocional. A tristeza, ansiedade e medos trazidos pelo diagnóstico de um câncer de próstata podem, por si só, causar disfunção erétil. Outro fator psicológico com impacto negativo é a ansiedade quanto ao desempenho após a cirurgia.

Tendo isto em mente, a literatura médica demonstra que 60% a 70% dos pacientes mantêm a função erétil após a prostatectomia robótica. Essa taxa atinge a 80-90% em homens jovens sem diabetes, com função erétil normal após a cirurgia.

A cirurgia robótica busca atingir a Pentafecta - os cinco objetivos: cura oncológica, preservação da continência urinária, manutenção da função erétil, margens livres de tumor e recuperação sem complicações. O sucesso depende do estágio do tumor e da experiência do urologista com a plataforma robótica.\

Quanto tempo dura para as ereções retornarem?

Pode demorar 12 a 18 meses para as ereções penianas retornarem. Este tempo depende da idade, de fatores psicológicos, do tipo de cirurgia realizada , das doenças pré-existentes e do estado de saúde do paciente. Dito isso, temos muito pacientes jovens (<60 anos) que reiniciam vida sexual ativa precocemente, 4 semanas depois da cirurgia.

Como fica a ejaculação após a prostatectomia robótica?

100% dos homens prostatectomizados não mais ejaculam. É importante esclarecer isso. Após a cirurgia, ocorre o orgasmo seco, isto é, o prazer sexual normal, porém sem emissão de sêmen.

Quando a preservação dos nervos não é possível?

Em algumas situações, a preservação dos feixes neurovasculares pode não ser viável. Tumores de alto grau que infiltram os nervos requerem ressecção mais ampla para garantir margens livres de câncer. Nestes casos, o princípio oncológico de cura completa prevalece sobre a preservação da ereção.

Pacientes com tumores bilaterais ou com invasão capsular extensa podem necessitar sacrifício de um ou ambos os feixes nervosos. A decisão é tomada individualmente, considerando a relação de risco-benefício entre controle oncológico e preservação da função sexual.

Posso recuperar a ereção mesmo com lesão dos nervos?

Mesmo quando ocorre lesão dos feixes neurovasculares, existe possibilidade de recuperação funcional. Os nervos podem regenerar-se parcialmente ao longo de 12 a 24 meses após a cirurgia.

O nervo da ereção não é apenas um: é uma rede nervosa que evolve a próstata. Logo, existem diferentes níveis de preservação nervosa. Muitas vezes, em casos de tumores avançados, sacrificamos partes dos nervos da ereção, mas muitas fibras nervosas residuais são suficientes para o paciente manter a ereção.

Recuperação gradual da função sexual pós-operatória

A recuperação da função erétil após prostatectomia robótica é um processo gradual. Nas primeiras semanas, o foco concentra-se na cicatrização e recuperação da continência urinária. A função sexual inicia melhora progressiva a partir do terceiro mês pós-operatório.

O tempo médio para recuperação completa varia entre 6 a 18 meses. Pacientes mais jovens e com função prévia normal apresentam recuperação mais rápida. Aspectos psicológicos como ansiedade e depressão também influenciam os resultados funcionais.

Cirurgia robótica em Manaus: acesso à tecnologia avançada

Para pacientes de Manaus que necessitam de prostatectomia robótica, realizamos os procedimentos em São Paulo nos hospitais Sírio-Libanês e Nove de Julho. Oferecemos acompanhamento completo antes e após a cirurgia aqui em Manaus, proporcionando conveniência e continuidade do cuidado.

Se você foi diagnosticado com câncer de próstata e está considerando a prostatectomia robótica, entre em contato com nossa assistente dedicada a cirurgias para saber mais sobre como realizar seu tratamento.

Fale conosco

Entre em contato com
Dr. Pedro Cabral

Tecnologia avançada e expertise em urologia à sua disposição.
Entre em contato para agendar sua consulta ou procedimento.

Email

Entre em contato para agendar sua consulta ou tirar dúvidas.

Telefone

Ligue para agendar consultas ou para informações sobre biópsias e cirurgias.

Endereço

Visite-nos para um atendimento especializado em um ambiente moderno e acolhedor.

Agendamentos

Entre em contato pelo WhatsApp ou e-mail. Nossos canais de atendimento estão sempre disponíveis para ajudá-lo.

Realizamos biópsias para pacientes de outros Urologistas.
O resultado é enviado a você e ao seu médico para continuidade do tratamento.