Câncer próstata no Estado do Amazonas. É comum?
O câncer de próstata é o câncer visceral mais comum no homem. As estatísticas no estado do Amazonas, mostram resultados bem semelhantes.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, estimam-se cerca de 500 casos de câncer de próstata no Amazonas (cerca de 33 casos por 100.000 habitantes), a grande maioria proveniente da Cidade de Manaus. Isto porque provavelmente há um subdiagnóstico da doença no interior do Estado, onde o subdiagnóstico é significativo. No interior, a incidência é bem menor, cerca de 22.000 casos por 100.000 habitantes).
Como fazer o diagnóstico de câncer de próstata?
A suspeita de que um paciente tenha câncer de próstata surge quando o Urologista faz o toque retal e palpa um nódulo ou área endurecida na próstata, ou quando o exame de PSA está elevado. A recomendação atual é que todos os pacientes com suspeita de câncer de próstata realizem um ressonância nuclear magnética multiparamétrica de próstata. Este exame de imagem permite a identificação de lesões suspeitas de câncer de próstata, porém apenas a biópsia de próstata permite o diagnóstico de certeza do câncer de próstata. Em todo estado do Amazonas, apenas em Manaus há disponibilidade da ressonância de próstata e da biópsia de próstata.
É verdade que a incidência de câncer de próstata é menor no Amazonas? Por que?
Sim, enquanto no Amazonas a incidência é de cerca de 33 casos/100.000 habitantes, em São Paulo e outros estados o número de casos é o dobro (cerca de 60-70 casos por 100.000 habitantes). A provável explicação é o subdiagnóstico pela escassez de recursos.
Quais os tratamentos para câncer de próstata disponíveis em Manaus?
Na cidade de Manaus, existem as seguintes opções terapêuticas para o câncer de próstata: radioterapia pélvica, braquiterapia, prostatectomia radical aberta e prostatectomia radical laparoscópica. O tratamento mais sofisticado para o câncer de próstata – a prostatectomia radical robótica – ainda não está disponível na cidade. No entanto, oferecemos aos nossos pacientes a opção de realizarmos o procedimento em São Paulo, em parceria com equipe cirúrgica paulista experiente.