Laser para tratamento de cálculos no rim e ureter

A cirurgia de laser para cálculos no rim ou no canal do ureter (ureterolitotripsia é o nome técnico) é uma cirurgia minimamente invasiva endoscópica, ou seja, feita através de orifício natural do corpo humano – neste caso o canal da urina. Não há cortes e, portanto, cicatriz. A recuperação pós-operatória normalmente é rápida.

O LASER é a forma de energia usada para quebrar os cálculos de modo mais rápido e eficiente. A dissipação de energia para os tecidos do corpo é mínima. Existem vários tipos de LASER utilizados, cada um com aplicação específica em diferentes áreas da Medicina. Na Urologia, o tipo mais utilizado para fragmentar os cálculos é o Holmium LASER.
Atualmente, já é consenso ser o litotripsia (quebra do cálculo) endoscópica com laser é o método mais eficiente para tratamento dos pacientes com cólica renal por cálculos urinários obstruindo o aparelho urinário, e também para alguns casos de pedras no rim mesmo sem sintomas, para evitar complicações futuras e crises de cólica renal. Esta forma de energia tende a pulverizar o cálculo e quebrá-lo mais rapidamente, reduzindo a duração da cirurgia e aumentando as chances de o paciente ficar sem nenhum cálculo.

 Figura 1. Foto do gerador do laser que nossa equipe utiliza nas cirurgias para quebra dos cálculos.

Existe laser para tratamento de cálculos urinários em Manaus?

A partir de 2012, participamos da implantação desta cirurgia com uso do laser para cálculos renais em Manaus e passamos a oferecer este método como opção de tratamento para os nossos pacientes. Como até 10% da população em locais de clima quente, como Manaus, tem litíase, este procedimento tornou-se uma realidade cotidiana para nossa equipe. No entanto, é importante esclarecer que a maioria das pessoas com litíase urinária não precisa operar, pois os cálculos são muito pequenos e assintomáticos.

Na consulta, o Urologista deve estudar o caso e discutir as melhores opções de tratamento com seu paciente. E a tecnologia hoje presente em Manaus é a mesma de grandes centros do país. Para operar câncer de próstata, por exemplo, ofereço aos meus pacientes cirurgia robótica em São Paulo pois não há robô em nossa cidade. Felizmente, isto não é necessário para tratamento de cálculos urinários em Manaus.

Os materiais ainda são caros, mas esta cirurgia é coberta pela maior parte dos bons planos de saúde, sem qualquer custo para o paciente. A cirurgia traz grandes benefícios ao paciente, por ser realizada sem incisões (cortes), passando-se o aparelho por dentro do canal da urina.

Vantagens da Cirurgia Minimamente Invasiva com Laser para cálculos urinários

  • Internação de apenas 1 dia. Em muitos casos, o paciente poderá ir para casa no mesmo dia.
  • Menos dor no pós-operatório.
  • Menor necessidade de remédios analgésicos.
  • Ausência de cortes
  • Como não há incisões, não há possibilidade de hérnia.
  • Retorno precoce às atividades profissionais.
  • Alta taxa de sucesso (80-95% de paciente livres de cálculos, variando de caso para caso)

Como é feita a cirurgia?

O cirurgião introduz o aparelho pela uretra (canal da urina) e avança como o mesmo até a bexiga. Depois disto, entra com este aparelho dentro do canal do ureter que conduz urina do rim para a bexiga. Quando a pedra está neste canal, o urologista já a encontra, quebra a mesma com laser e depois retira os fragmentos com uma “cestinha” desenhada especialmente para este fim (vide figura abaixo). Se a pedra estiver no rim, é necessário subir até o rim com um tipo de aparelho diferente, chamado ureteroscópio flexível, que é não é rígido e faz movimentos controlados pelo cirurgião. Atingindo o rim, o cirurgião quebra a pedra com laser e retira os fragmentos dos cálculos com a “cestinha”.
No final da cirurgia, é comum deixarmos um cateter feito de um tipo de plástico dentro do corpo, entre o rim e a bexiga, chamado cateter duplo J.

Quantos dias de internação são necessários?

Apenas 1 dia de internação. Em alguns casos, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia, após a recuperação da anestesia.

Quais sintomas vou sentir no pós-operatório?

Aumento da frequência miccional, dor leve ao urinar, dor na região lombar durante a micção e sensação de bexiga cheia são sintomas comuns após a cirurgia. Prescrevemos medicações para controlar estes sintomas, que são bem tolerados pela maioria dos pacientes.

Preciso me preocupar com sangramento após a cirurgia?

Não. Observar a urina com sangue pode assustar o paciente, mas é esperado no pós-operatório e resolve-se em alguns dias. Este sangramento, apesar de deixar a urina vermelha, não causa anemia ou qualquer consequência mais séria ao organismo.